Um dos grandes disseminadores da perspectiva dispensacionalista no pentecostalismo clássico foi Myer Pearlman. Ele nasceu em Edinburgh, Escócia, em 1898, e morreu em 1943. Pearlman imigrou para New York em 1915, e posteriormente mudou-se para a Califórnia. Ele formou-se no Central Bible Institute, Springfield (Missouri), em 1925. Além da carreira como professor, foi comentarista de lições bíblicas para as Assembleias nos EUA e escritor.

Através do seu livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, que serviu por muitos anos de livro-texto em vários institutos bíblicos e faculdades pentecostais, lançado nos Estados Unidos em 1937, o dispensacionalismo foi disseminado nas Assembleias de Deus. No Brasil o livro foi adotado para a disciplina de Teologia Sistemática no Instituto Bíblico Pentecostal (IBP), no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (IBAD) e por outras instituições teológicas fundadas posteriormente.

Em relação à Segunda Vinda de Cristo, Pearlman destaca:

1. O fato de sua vinda (uma das doutrinas mais importantes do Novo Testamento);

2. A maneira de sua vinda (pessoal, literal, visível e gloriosa);

3. O tempo da sua vinda (ninguém sabe);

4. Os sinais de sua vinda (tempos agitados de transição, distúrbios físicos, guerras, crises econômicas, declínio moral, apostasia religiosa, infidelidade, pânico geral, perplexidade, cuja última parte desse período transitório chama-se A Grande Tribulação);

5. Os propósitos de sua vinda:

-Em relação à Igreja: acontecerá o arrebatamento (parousia) antes da Grande Tribulação. Nessa ocasião os crentes serão julgados para determinar as suas recompensas por serviços prestados.

– Em relação ao povo de Israel: haverá livramento durante a Grande Tribulação, será congregado dos quatro cantos da terra, restaurado na sua antiga terra e sobre ele reinará como seu, há muito prometido, Rei sobre a casa de Davi.

– Em relação ao anticristo: para vencer o império mundial anticristão, levantando o Reino de Deus.

-Em relação às nações: para julgá-las, destruir os reinos do mundo e sujeitar todos os povos, reger as nações com vara de ferro, tirar toda opressão e injustiça da terra e inaugurar a Idade Áurea de mil anos.

Depois virá o fim.

Referências:


ARAUJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. CPAD: Rio de Janeiro, 2007.


PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Tradução de Lawrence Olson. Miami, Flórida: Editora Vida, 1987.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!