A autopublicação de livros, sem dúvida alguma, é a melhor maneira de evitar os longos processos das grandes editoras, e por vezes, a falta da devida atenção e respeito ao escritor.

Existem editoras na atualidade que facilitam o processo de publicação, e que para cada caso tem um proposta de negócio interessante para o escritor. Contudo, é preciso que o escritor tome alguns cuidados e consciência de algumas questões fundamentais. Dentre elas:

1. A ideia de publicar um livro deve ser seguida por uma análise da relevância do tema (livros teológicos), e por um projeto bem elaborado (título, objetivos, metodologia, capítulos etc). Se não tem experiência, busque ajuda ou consultoria profissional (ou de um amigo) neste sentido.

2. Busque informações sobre a idoneidade da editora antes de enviar o seu material, e de iniciar qualquer tipo de contrato.

3. Conheça a qualidade das publicações da editora através da aquisição de algum(s) livro(s) já publicado(s) pela mesma, atentando para a qualidade da capa, diagramação e ortografia.

4. Faça um orçamento com mais de uma editora do mesmo nível.

5. Atente para a capacidade e amplitude da editora em termos de divulgação e marketing do seu livro.

6. Na atualidade, em termos de autopublicação, o escritor tem um papel fundamental na divulgação da sua obra através das redes sociais e outros meios.

7. Publicar um livro nos dias atuais não é tão difícil. O grande desafio da autopublicação é tornar o livro conhecido e vendê-lo.

8. Se o conteúdo da obra for relevante, bem escrito, etc., e se o marketing e divulgação de seu livro for bem feito, a possibilidade de vendas aumenta.

9. Todas as falhas no processo de publicação do primeiro livro servirão de aprendizado para as próximas edições ou novos livros.

10. Dependendo do sucesso de sua autopublicação, alguma editora de porte maior (ou a mesma) pode se interessar em publicar o seu livro (ou outros que você venha a escrever) arcando com todos os custos, mediante um contrato próprio para este caso.

Comecei minha carreira de escritor com autopublicação, e hoje tenho livros publicados pela CPAD, Palavra Fiel, Santorini e Alive.

o meu livro “O Líder Cristão e o Hábito de Leitura”, publicado pela CPAD em 2011, foi ganhador em uma das categorias do prêmio Areté de literatura em 2012, o mais importante no cenário literário evangélico brasileiro.

Acima de tudo ore a Deus, coloque diante dele os seus objetivos, e trate a produção literária como uma maneira de servir à igreja e aos seus leitores de modo geral.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!