“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” (ARC)
O Salmo 101.6 é por muitos interpretado, ensinado, pregado e citado de forma equivocada, quando se afirma que é Deus quem no referido salmo está procurando os fiéis da terra.
Na realidade, quem no salmo está à procura de pessoas fiéis é o próprio salmista, o rei Davi. Todo o contexto do salmo diz respeito a Davi.
É Davi quem cantará ao Senhor (v. 1).
É Davi quem andará em sua casa com um coração sincero (v. 2).
É Davi quem não porá coisa má diante dos olhos.
É Davi quem se apartará de um coração perverso (v. 4).
É Davi quem destruirá os difamadores, e que não suporta o quem tem olhar altivo (v. 5).
É na casa de Davi que não ficará o que usa de engano, e é diante do olhar de Davi que não estará firme o que profere mentiras (v. 7).
É Davi quem afirma que destruirá todos os ímpios da terra, afastando da cidade do Senhor os que praticam a iniquidade (v. 8).
Todos os versículos do Salmo 101 dizem respeito a Davi, inclusive o versículo 6.
Concordam com esta interpretação João Calvino (Comentário sobre os Salmos), Matthew Henry (Comentário Bíblico), Warren Wiersbe (Comentário Bíblico Expositivo), Lawrence Richards (Comentário Devocional da Bíblia), W. T. Purkiser (Comentário Beacon), Charles Pfeiffer e Everet Harrison (Comentário Bíblico Moody), J. A. Motyer (Comentário Bíblico Vida Nova), Leslie Allen (Comentário Bíblico NVI), Charles Spurgeon (O Tesouro de Davi), R. N. Champlin (O AT Interpretado), Charles Ryrie (A Bíblia de Estudo Anotada), Bíblia Vida Nova, Bíblia King James com Estudo Holman, Bíblia de Estudo NAA.
Seja o primeiro a comentar!