As classificações teológicas para efeito didático acerca dos dons espirituais são imperfeitas, e não devemos dogmatizá-las. Vejamos alguns exemplos:

1. Os dons da palavra da sabedoria e palavra da ciência (ou do conhecimento) são geralmente classificados como “dons de revelação”, mas, ambos se manifestam através da fala (logos, palavra), o que os tornaria também “dons de elocução”.

2. O dom de profecia é geralmente classificado como um “dom de elocução”, mas, assim como a palavra da sabedoria e a palavra da ciência (ou do conhecimento) parte de uma revelação, o que o incluiria também como um “dom de revelação”.

3. Alguns dos chamados “dons ministeriais” de Efésios 4.11 aparecem em 1 Coríntios 12.28-30 (apóstolos, profetas e doutores/mestres) ao lado de milagres, dons de curar, variedade de línguas e interpretação de línguas sem nenhuma distinção, ou seja, são todos “dons espirituais”.

Não há indício algum, que nas listas de Romanos 12.6-8; 1 Coríntios 12.8-10; 28-30 e Efésios 4.11 Paulo tinha alguma intenção de classificação em torno dos dons espirituais.

Para fins teológicos e didáticos, é possível classificar os dons espirituais, mas tais classificações precisam ser devidamente avaliadas, pois devem ser o máximo possível coerentes com as características de cada dom.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!