Não apenas a busca pela autonomia em relação a Deus promove quedas, como aconteceu com Lúcifer, mas também, a busca pela autonomia em relação ao outro.

Em nossas relações institucionais e ministeriais precisamos prestar contas, buscar conselhos, compartilhar decisões, considerar, e isso em relação com aos nossos líderes, pares e liderados.Por mais poder, prestígio e privilégio que tenhamos ou venhamos a obter, somos dependentes uns dos outros.

Desprezar isso é o começo da nossa queda, do nosso fracasso espiritual e ministerial.

A proporção para a qual devemos estar atentos, é que quanto mais alto subimos posicionalmente (ou somos por Deus exaltados), e consequentemente em honra, mas cuidado, temor e tremor devemos ter.

Quando vem a soberba, a desgraça não tarda, mas com os humildes está a sabedoria. (Provérbios 11:2)

Antes da ruína vem a soberba, e o espírito orgulhoso precede a queda. (Provérbios 16:18)

Antes da ruína, o coração humano se gaba, mas a humildade precede a honra. (Provérbios 18:12)

O orgulho do ser humano o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra. (Provérbios 29:23)

A sua soberba foi jogada no abismo, junto com o som das suas harpas. A sua cama é de larvas e os vermes são a sua coberta.”Veja como você caiu do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Veja como você foi lançado por terra, você que debilitava as nações!Você pensava assim: “Subirei ao céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas e me assentarei no monte da congregação, nas extremidades do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” Mas você descerá ao mundo dos mortos, no mais profundo do abismo. (Isaías 14:11-15)

Você estava no Éden, jardim de Deus, e se cobria de todas as pedras preciosas: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Os seus engastes e ornamentos eram feitos de ouro e foram preparados no dia em que você foi criado. Você era um querubim da guarda, que foi ungido. Eu o estabeleci. Você permanecia no monte santo de Deus e andava no meio das pedras brilhantes. Você era perfeito nos seus caminhos, desde o dia em que foi criado até que se achou iniquidade em você. Na multiplicação do seu comércio, você se encheu de violência e pecou. Por isso, ó querubim da guarda, eu o profanei e lancei fora do monte de Deus; eu o expulsei do meio das pedras brilhantes. Você ficou orgulhoso por causa da sua formosura; corrompeu a sua sabedoria por causa do seu resplendor. Por isso, eu o lancei por terra; eu o coloquei diante dos reis, para que o contemplem. Pela multidão das suas iniquidades, pela injustiça do seu comércio, você profanou os seus santuários. Por isso, fiz sair do meio de você um fogo, que o consumiu; eu o reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que o contemplam. (Ezequiel 28:13-18)

O orgulho do seu coração o enganou. Você vive nas fendas das rochas, num lugar elevado, e diz em seu íntimo: ‘Quem poderá me jogar lá para baixo?’ Ainda que você suba como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, de lá eu o derrubarei”, diz o Senhor. (Obadias 1:3,4)

A Bíblia é repleta de exemplos de pessoas que não souberam administrar a honra, a autoridade, o poder, a prosperidade e o sucesso, em razão disso caíram. Nenhum de nós está isento!

Que possamos diante dessa realidade e verdade nada fazermos por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros (Filipenses 2:3,4).

A busca por autonomia em relação a Deus e ao outro precede a queda, visto que tal busca é provocada pela soberba. A história está repleta de exemplos.

Falamos aqui da autonomia que é resultado da soberba, do engano, da vaidade e do orgulho.

Que cada um de nós se coloque diante de Deus, e peça para ele sondar o nosso coração, nossos sentimentos, pensamentos e intenções.Busquemos em tudo viver segundo a Palavra, para o nosso bem, e para a glória de Deus!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!