TEXTO BÍBLICO

Atos 1
4 – E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
5 – Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Atos 2
36 – Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
37 – Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38 – E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 – Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

ESBOÇO

Em meio a uma refeição no Monte das Oliveiras, Jesus ordena aos apóstolos que não se afastem de Jerusalém, pois a promessa do Pai, que eles já tinham ouvido dele (v. 4), em breve se cumpriria. Mas do que se trata tal promessa? A promessa se refere ao batismo com o Espírito Santo (v. 5), que os capacitaria com poder espiritual para cumprir a missão de ser suas testemunhas em Jerusalém, em toda Judeia, Samaria e até os confins da terra (v. 8).

INTRODUÇÃO

I – A promessa do Pai no Antigo Testamento: No Antigo Testamento a promessas da vinda e do derramamento do Espírito são encontradas. O profeta Ezequiel descreve um tempo onde o Senhor daria um coração novo ao seu povo, e que iria por dentro deles o seu Espírito, e assim obedeceriam aos seus juízos e estatutos (Ez 36.26,27). O derramar do Espírito é descrito em Isaías como um tempo escatológico (últimos dias) de mudanças, prosperidade e bênçãos (Is 32.15; 44.3). O Senhor não esconderá a sua face do seu povo quando houver derramado o seu Espírito (Ez 39.29). No profeta Joel lemos sobre o derramar do Espírito sobre todas as pessoas (toda carne), de todas as idades e classes sociais, que resultaria em profecias, sonhos e visões dadas pelo Senhor (Jl 2.28,29).

II – A promessa do Pai nos Evangelhos: João Batista também anunciou a promessa, identificando-a com batismo com o Espírito Santo (Lc 3.16). A expressão “a qual vocês já ouviram de mim” (At 1.4), indica que os apóstolos já tinham ouvido de Jesus sobre a promessa. Em diversos momentos do seu ministério, Jesus fez declarações sobre as ações futuras do Espírito na vida dos seus discípulos (Mt 10.16-20; Lc 12.11-12; Jo 14.16-17, 26; 15.26; 16.7, 13-15).

III – O cumprimento da promessa em Atos: Em sua primeira pregação após o derramamento do Espírito no dia de Pentecostes, Pedro associa o evento e experiência ao cumprimento da profecia de Joel 2.28-32 (At 2.16-21). Após ser exaltado pela destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, Jesus o derramou sobre os seus discípulos (At 2.33).

CONCLUSÃO

Embora em João 20.22 tenhamos a informação de que o Espírito foi soprado por Jesus sobre os discípulos, é somente após o derramamento do mesmo narrado em Atos 2 que a promessa da sua vinda se cumpre cabalmente. O Senhor é fiel no cumprimento de todas as suas promessas, e não seria diferente em relação a promessa da vinda e do derramar do Espírito. Os discípulos esperaram, e receberam a promessa. Receberam poder e capacitação espiritual para cumprir a missão. (Lc 24.49; At 1.8). A promessa permanece ao alcance de todo aquele que foi salvo pela graça de Deus mediante a fé em Cristo Jesus (At 2.37-39).

VERDADE E APLICAÇÃO PRÁTICA

Deus é fiel no cumprimento de todas as suas promessas. Mantenhamos a nossa confiança nele.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!