A primeira ocorrência de “igreja” (gr. (ekklēsia) no Novo Testamento acontece em Mateus 16.18. O termo ekklēsia significa originalmente “uma assembleia de cidadãos regularmente convocada, baseada em critérios bem definidos”.[1] É usado nesse sentido em Atos 19.39. A LXX (Septuaginta) utiliza o termo para se referir a congregação de Israel, tanto na condição de um grupo convocado para cumprir um propósito específico (1 Rs 8.65), quanto para designar a comunidade de Israel no sentido coletivo (Gn 28.3). No Novo Testamento o termo mais comumente utilizado para se referir à congregação de Israel é sinagoga (At 13.43, gr. synagōgēs). A comunidade cristã entre Israel seria designada ekklēsia, sem ser confundida com a comunidade judaica (At 5.11; 8.1; 12.1; 14.23-27 etc.).[2]

A Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil afirma:

CREMOS, professamos e ensinamos que a Igreja é a assembleia universal dos santos de todos os lugares e de todas as épocas, cujos nomes estão escritos nos céus: “À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12.23). A Igreja foi fundada por nosso Senhor jesus Cristo, pois Ele mesmo disse: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Essa Pedra é o próprio Cristo: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11), tendo a doutrina dos apóstolos por fundamento e Jesus a principal pedra de esquina (At 4.11): “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Ef 2.20). Ela, a Igreja, é a coluna e firmeza da verdade. É a comunidade do Senhor. Além de assembleia universal dos crentes em Jesus, o vocábulo “igreja” refere-se a um grupo de crentes em cada localidade geográfica. Ensinamos que a Igreja é uma e indivisível: um só corpo, um só Espírito, uma só fé e um só batismo. A Igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança.[3]

A igreja não está edificada sobre um mero fundamento humano. A firmeza e a solidez da Igreja não se sustentam sobre as habilidades naturais, as competências, a influência, o poder a sabedoria ou eloquência de seus líderes e membros. É em Jesus que a Igreja está firmada e edificada.

Leia mais em nosso livro “A Sã Doutrina: Uma Perspectiva Pentecostal Clássica” (Edições Bernhard Johnson)

Link para compras: https://edicoesbj.lojaintegrada.com.br/2rhf850g7-pre-venda-a-sa-doutrina-uma-perspectiva-pentecostal-classica


[1] VINCENT, Marvin R. Vincent: estudo no vocabulário grego do Novo Testamento. V. 1. Tradução de Degmar Ribas Júnior e Marcelo Siqueira Gonçalves. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 77.

[2]Ibid., p. 77-78.

[3] Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 119,120.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!