A Escola Bíblica Dominical é um departamento da igreja que precisa seguir os fundamentos básicos da administração organizacional e escolar. Para que isso aconteça, é necessário conhecer e observar os princípios que norteiam a boa administração.

A administração ou gestão de uma organização ou departamento envolve a competência na forma de utilizar os vários recursos organizacionais (humanos, materiais, financeiros, de informação e tecnologia) para atingir objetivos e conquistar elevado desempenho. Dessa forma, a administração pode ser definida como: “o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz”.

Administrar se relaciona com a delegação e gestão de tarefas ou operações que são realizadas por outras pessoas, onde no caso da Escola Dominical essas outras pessoas são os coordenadores pedagógicos, professores e demais membros da diretoria ou superintendência geral ou local da EBD. Quando bem administrada, a Escola Bíblica Dominical proporcionará a satisfação de todos aqueles que dela fazem parte, contribuindo assim para o seu contínuo crescimento.

Para um bom desempenho departamental é necessário considerar os critérios de eficiência e eficácia na administração. A eficiência significa que as coisas devem ser feitas com excelência nas execuções. Relaciona-se com os meios. Um administrador eficiente é aquele cuja a Escola Dominical opera com um custo mínimo de materiais de trabalho, mas sem comprometer a qualidade do trabalho realizado. A eficácia envolve os alcances dos objetivos, fins e propósitos da Escola Bíblica Dominical. Não adianta ser um administrador eficiente (que trabalha com o mínimo necessário), sem ser um administrador eficaz (que alcança metas e contribui para o crescimento da EBD). O esforço para ser eficiente deve ser antecedido pelo esforço e dedicação em ser eficaz, pois o sucesso ou progresso administrativo consiste em alcançar eficiência e eficácia simultaneamente na utilização dos recursos organizacionais ou departamentais.

O administrador ou gestor da Escola Bíblica Dominical é o responsável pelo desempenho das pessoas envolvidas no processo de educação cristã ali desenvolvido. Os resultados por ele alcançados através da sua gestão depende de como lida com as pessoas e com as coisas. Para isso, ele planeja, organiza, dirige ou lidera, gerencia e controla recursos materiais, financeiros, de informação e tecnologia visando o alcance dos objetivos estabelecidos (crescimento quantitativo, qualitativo e edificação dos alunos). O administrador da Escola Bíblica Dominical precisa ser alguém devidamente vocacionada com o dom espiritual de administrar, presidir ou governar (Gn 39.1-5; 41.25-49; 1 Rs 3.5-14; Dn 1.17-20; 2.38-49; Rm 12.8; 1 Co 12.28), e que em tudo honre e esteja submisso a Deus, aos seus pastores e líderes.

Dentre as habilidades do administrador da Escola Bíblica Dominical, requer-se:-

– As habilidades técnicas: envolvem o uso de conhecimentos especializados e facilidade na execução de práticas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. Ter noções e conhecimentos gerais das atividades envolvidas na administração (contabilidade, pedagogia, programas e uso de computadores, internet e etc.). As habilidades técnicas se relacionam com o fazer, ou seja, com o trabalho com “coisas”, como processos materiais ou objetos físicos e concretos. É relativamente fácil trabalhar com coisas e com números porque são estáticos e inertes, não contestam nem resistem à ação do administrador.

– As habilidades humanas ou relacionais: se referem ao trabalho com pessoas e à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal (coletivo). Envolvem a capacidade de comunicar, ouvir, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. O desenvolvimento da cooperação (sinergia) dentro da equipe, o encorajamento da participação sem receios e o envolvimento de pessoas são aspectos próprios de habilidades humanas. É preciso que o administrador da Escola Bíblica Dominical saiba trabalhar com pessoas e através das pessoas.

– As habilidades conceituais: envolvem a visão da organização ou departamento como um todo, a facilidade de trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador da Escola Bíblica Dominical deve estar apto para compreender as várias funções do departamento e complementá-las entre si, entendendo como o departamento funciona, e como se relaciona com os demais departamentos da igreja. É importante lembrar que na Escola Bíblica Dominical estão presentes membros dos demais departamentos da igreja, e que seria bastante interessante envolver na Escola Bíblica Dominical as lideranças desses departamentos. As habilidades (ou competências) conceituais estão relacionadas com o pensar, o raciocinar, o diagnosticar (discernir) situações e o formular (em oração e na direção do Espírito) alternativas de solução de problemas. Representam as capacidades cognitivas mais sofisticadas do administrador e que lhe permitem planejar o futuro, interpretar a missão, desenvolver a visão e perceber oportunidades onde ninguém vê, e tudo isso com a cooperação e na dependência do Espírito Santo.

Passemos agora a observar alguns aspectos fundamentais do processo administrativo de uma Escola Dominical:

I – O planejamento da Escola Bíblica Dominical

O planejamento define as metas e os meios da Escola Bíblica Dominical atingi-las a curto, médio e longo prazo. Trata-se da primeira função administrativa, que define os objetivos para o futuro desempenho da Escola Dominical e decidindo sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. É em razão do planejamento, que o administrador da Escola Bíblica Dominical se orientará através dos objetivos visados e das ações necessárias para alcança-los, baseando-se em métodos, planos e lógica, e não ao acaso ou de improviso. Planejar envolve solução de problemas e tomada de decisões quanto a alternativas para o futuro (sempre contando com a orientação do Espírito).

II – A organização da Escola Bíblica Dominical

A organização procura estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar o planejamento e revela como a Escola Bíblica Dominical tenta cumprir os planos. A organização é a função administrativa relacionada com a distribuição de tarefas, agrupamento de equipes e alocação dos recursos necessários nas equipes e no departamento. É, dessa forma, o processo de arranjar e alocar trabalho, estabelecer a autoridade e os recursos entre a diretoria e os professores para que eles possam alcançar os objetivos estabelecidos. A organização, portanto, é o processo de engajar as pessoas em um trabalho conjunto de uma maneira estruturada para alcançar objetivos comuns (crescimento quantitativo e qualitativo da EBD, progresso e desenvolvimento dos professores, edificação e maturidade espiritual de diretores, professores e alunos, etc.).

III – A direção ou Liderança da Escola Bíblica Dominical

A direção se relaciona com a colocação em andamento daquilo que foi planejado e organizado. Para isso, a direção é a função administrativa que envolve o uso da influência (liderança) para ativar e motivar as pessoas a alcançar os objetivos da Escola Bíblica Dominical. A direção, portanto é o processo de liderar (influenciar) e orientar as atividades relacionadas com as tarefas (administrativas e pedagógicas) dos diversos membros da equipe da Escola Bíblica Dominical.

IV- O controle ou supervisão da Escola Bíblica Dominical

O controle ou supervisão representa o acompanhamento, monitoração e avaliação do desempenho organizacional da Escola Bíblica Dominical para verificar se as coisas estão acontecendo de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido. Controle é a função administrativa relacionada com monitoração das atividades a fim de manter a Escola Dominical no caminho adequado para o alcance dos objetivos e permitir as correções ou ajustes necessários para atenuar os desvios. Com o controle é possível assegurar que as atividades administrativas e pedagógicas atuais estejam em conformidade com aquilo que foi planejado.

No processo administrativo o ideal é que o administrador (superintendente, coordenador ou dirigente da EBD) saiba planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades da Escola Bíblica Dominical e das pessoas, a fim de que com isso cumpra fielmente e com responsabilidade a tarefa lhe confiada como um bom servo do Senhor. Nas etapas ou fundamentos do processo administrativo onde o administrador da Escola Bíblica Dominical sente mais dificuldades, será necessário que ele busque apoio e capacitação para que essas áreas e competências sejam desenvolvidas (cursos, treinamentos, leituras etc.). Naquelas áreas e competências onde ele possui maior segurança, habilidade e domínio, deverá sempre buscar fortalecê-las e aperfeiçoá-las, visando assim alcançar o mais elevado nível de excelência possível (sempre dependendo da cooperação do Espírito), e isso para o bem da obra e para a glória de Deus.

Obs: Os pontos aqui abordados e devidamente adaptados para o contexto da Escola Bíblica Dominical, estão fundamentados nos princípios que norteiam a administração em seu sentido amplo e geral, quer seja no contexto secular e empresarial ou religioso e eclesial, e se baseiam na obra de Idalberto Chiavenato, intitulada “Administração nos novos tempos”, 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999, e na formação, prática e vivências do autor do presente texto.

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