“Embora a Declaração de Fé das Assembleias de Deus não afirme categoricamente ser de linha teológica arminiana, a Soteriologia sistematizada por Jacó Armínio no século XVII está presente em todo o texto do capítulo 10. Além do mais, revistas de Escola Dominical produzidas nas décadas anteriores afirmam categoricamente que a Soteriologia assembleiana é arminiana. Ou seja, mesmo que todos os elementos da teologia de Armínio, como por exemplo, o batismo de infantes, não sejam reproduzidos (ou adotados) pela Declaração de Fé das Assembleias de Deus, a Soteriologia sistematizada por Armínio torna-se a base da Soteriologia assembleiana.” (Eduardo Leandro, A Sociedade Brasileira e o Pentecostalismo Clássico, CPAD, 2021, p. 86)

“A CPAD vem publicando em vários volumes a coleção de todas as revistas Lições Bíblicas da Escola Dominical lançadas desde a década de 1930. Em nenhuma delas há citação de teólogo ou reformador algum para ensinar, esclarecer, ilustrar ou embasar uma interpretação bíblica. […] O que torna uma instituição religiosa arminiana é ser ela doutrinada por Jacó Armínio, ser partidária ou seguidora dos ensinos de Armínio, e isso nunca aconteceu nas Assembleias de Deus.” (Ezequias Soares, O Pentecostalismo Brasileiro, CPAD, 2021, p. 87)

As duas obras citadas fazem parte dos últimos lançamentos da CPAD, de autoria dos pastores e amigos Esequias Soares (O Pentecostalismo Brasileiro) e Eduardo Leandro Alves (A Sociedade Brasileira e o Pentecostalismo Clássico).As divergências entre os dois teólogos e autores sobre a relação entre pentecostalismo assembleiano e arminianismo é algo que espelha a divisão de opinião sobre o tema, presente claramente no nível intradenominacional.

Os critérios de publicação da CPAD permitem algumas divergências teológicas entre os seus autores, o que até certo ponto é admissível.As minhas considerações sobre a questão entre arminianismo e pentecostalismo serão breves:

1. Existem afirmações em lições bíblicas sobre a relação soteriológica entre o pentecostalismo e o arminianismo? Sim: “Em torno do assunto da eleição têm surgido duas escolas de pensamento: os calvinistas, que seguem os pensamentos do grande reformador João Calvino e os arminianos, que seguem os pensamentos de Jacó Armínio, outro teólogo, holandês. Calvino enfatiza a soberania de Deus, dizendo que Deus predestina incondicionalmente a todos os homens, ou para serem salvos, ou para serem condenados eternamente. Armínio criticou severamente este ponto de vista e deu ênfase ao livre arbítrio do homem, que ele mesmo, pela escolha que faz, determina o seu próprio estado eternor. Os presbiterianos, batistas e Igrejas Reformadas acompanham Calvino, enquanto os metodistas, episcopais e luteranos acompanham Armínio. Nós, das Assembleias de Deus, também somos da opinião de Armínio.” (Lawrence Olson, Lições Bíblicas, CPAD, 2° Trimestre de 1974, p. 9 in Coleção Lições Bíblicas 1971-1975, CPAD, 2013, p. 775)

2. É costume no pentecostalismo brasileiro citar teólogos reformados para fundamentar suas doutrinas? Não. Isso não significa que os teólogos reformados nunca foram citados. O próprio reformador Lutero é reconhecido no pentecostalismo como aquele que devolveu à Igreja a doutrina fundamental da justificação pela fé (Lawrence Olson, Lições Bíblicas, CPAD, 2° Trimestre de 1974, p. 42 in Coleção Lições Bíblicas 1971-1975, CPAD, 2013, p. 809).

3. Há algum problema em associar a soteriologia pentecostal à arminiana? Em minha opinião, não.

4. Outras obras publicadas pela CPAD (ex. Arminianismo a Mecânica da Salvação, Arminianismo Puro e Simples e As Obras de Armínio) sinalizam a relação soteriológica entre pentecostalismo e arminianismo. Em minha opinião, sim.

5. O pentecostalismo é soteriologicamente arminiano? Sim. Visto que a mecânica da salvação sistematizada e ensinada na teologia arminiana é bíblica, a soteriologia pentecostal é bíblica e arminiana.

6. O fato de tal afirmação não constar abertamente na Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, faz com que a soteriologia pentecostal não seja considerada arminiana? Compreendo que não.

7. A divergência de opinião entre teólogos assembleianos na questão teológica e histórica aqui pontuada resulta em alguma dificuldade conceitual ortodoxa para a nossa soteriologia pentecostal? Entendo que não.

Outras obras que tratam sobre a relação doutrinária soteriológica entre pentecostalismo e arminianismo deverão ser publicadas, e certamente contribuirão para o enriquecimento dessa discussão.Parabenizo os dois teólogos e autores pela grande contribuição dada à teologia pentecostal com mais estas duas obras publicadas.

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