O que é uma pregação pentecostal? Uma pregação feita por um pentecostal.

O que é uma hermenêutica pentecostal? Uma hermenêutica adotada por um pentecostal.

O que é uma exegese pentecostal? Uma exegese feita por um pentecostal.

O que é um culto pentecostal? Um culto oferecido a Deus por pentecostais.

O que é uma evangelização pentecostal? Um evangelização realizada por um pentecostal.

É isso?

O pentecostalismo acrescenta algo de diferente nestas áreas? Nas metodologias e práticas, penso que não.

O que chamamos de pregação pentecostal, hermenêutica pentecostal, exegese pentecostal, culto pentecostal e evangelização pentecostal, em termos de metodologias e práticas, existem antes do início do movimento pentecostal, ou foram criadas fora do movimento, para em seguida serem adotadas pelo movimento.

Já li quase todos os teóricos que usam a expressão “hermenêutica pentecostal” (eu mesmo já a utilizei), e até que convencido do contrário, não concordo que na condição de pentecostais oferecemos algo novo ou inédito na área.

Para mim, uma “hermenêutica pentecostal” (nem precisava acrescentar “pentecostal”) é aquela adotada por um crente revestido de poder do Espírito Santo, que ao ler os textos sobre este revestimento de poder (batismo no Espírito Santo), sabe experiencialmente do que se trata, exatamente como ocorre com um crente regenerado, lendo sobre regeneração.

Se estou aberto para um debate sobre a questão? É claro que sim. Quem sabe assim consigo perceber e entender a novidade da qual tanto se fala.Prefiro a expressão “hermeneuta pentecostal”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!