TEXTO BÍBLICO

Atos 1

1 – Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
2 – até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

Lucas 1

1 – Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
2 – segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
3 – pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio,
4 – para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

ESBOÇO

INTRODUÇÃO

O contexto geral do mundo antigo durante o período dos fatos narrados por Lucas no livro de Atos, nos revela a providência de Deus para o favorecimento da pregação do Evangelho. O contexto político, a infraestrutura, a língua, a cultura letrada e diversos outros fatores contribuíram para que os apóstolos levassem adiante o cumprimento da missão lhes confiada.

I – O contexto geral

Dentro do contexto geral, passaremos a destacar alguns dos seus aspectos. São eles:

(a) O contexto político: A contribuição política veio dos romanos. Eles desenvolveram um sentido de unidade e solidariedade em todo Império, que se alinhava com a ideia cristã da unidade da raça humana, que se baseava no fato de que todos os homens estavam sob a pena do pecado (Rm 3.23; 6.23) e no fato de que a todos era oferecida a salvação (Jo 3.16; Tt 2.11-14) que os inclui num organismo universal, a Igreja de Jesus, o Corpo de Cristo (1 Co 12.12-14). A concessão da cidadania romana contribui significativamente com a ideia de pertencimento, unidade, proteção, deveres e direitos (At 16.37,38; 22.25-28).
(b) O contexto infraestrutural: Associada à liberdade de ir e vir, um excelente sistema de estradas foi criado pelos romanos, que passavam por montes e vales, levando os viajantes aos pontos mais longínquos no Império. As estradas romanas e as cidades estrategicamente localizadas às margens dessas foram bem utilizadas por Paulo em sua tarefa missionária.
(c) O contexto intelectual: Os gregos contribuíram para a criação de um ambiente intelectual a partir da cidade de Atenas (At 17.15-34). Em decorrência da influência grega, a cultura rural da antiga República deu lugar à cultura intelectual do Império. Em alguns momentos Paulo cita em seus escritos filósofos e poetas influentes da época (At 17.28; Tt 1.12). Os gregos também contribuíram com a língua, que se tornou universal ao tempo em que o Império Romano surgiu. Os romanos mais ilustres sabiam grego e latim. O Novo Testamento foi escrito originalmente na língua grega.
(d) O contexto religioso: Foi dos judeus que veio a principal contribuição religiosa para a expansão do Evangelho. Jesus era judeu (Lc 3.23-38; At 2.29-30). Os judeus pregavam um Messias que estabeleceria a justiça na terra, ensinavam um sistema ético de elevado padrão e estabeleceram sinagogas por todo Império, que serviram de ponto de partida para a pregação de Paulo em diversos lugares (At 9.20; 13.5,14,15,43; 14.1; 17.1,10,17; 18.4,7,817,19,26; 19.8).

II – O autor e o destinatário

Apesar do autor de Atos não ser expressamente indicado, a opinião tradicional é que foi Lucas, que escreveu também o Evangelho que leva o seu nome, o médico e companheiro de Paulo em suas viagens (Cl 4.14; 2 Tm 4.11; Fm 24). Desde o segundo século d.C., Pais da igreja, como Irineu (c. de 180 d.C.), escreveram que Lucas foi o autor de Atos. O destinatário é identificado pelo nome de Teófilo (At 1.1), que significa “amado de Deus” ou “aquele que ama a Deus”, que pode também ser usado como adjetivo geral, mas que no caso aqui se refere provavelmente a um nome próprio. A expressão “excelentíssimo” usada por Lucas indica que se tratava de uma pessoa importante, como por exemplo, um oficial ou magistrado romano. Trata-se do mesmo destinatário do Evangelho de Lucas (Lc 1.1-4).

III- Propósitos e temas

O livro de Atos é descrito como um tratado, relato escrito ou livro (At 1.1, gr. logon) narra a obra do Espírito Santo realizada através da vida daqueles que se dispuseram a obedecer a Jesus, proclamando a sua ressurreição e a salvação em seu nome. Ganham destaque os apóstolos Pedro e Paulo. Um panorama das primeiras três décadas da igreja primitiva é apresentado, na medida em que a mensagem do Evangelho segue o curso orientado por Jesus, começando em Jerusalém, e simultaneamente em toda Judeia, Samaria, e até aos confins da terra (At 1.8; At 2; At 8; At 13.1ss). Os estudiosos de Atos percebem e apresentam ênfases ou propósitos diferentes na leitura deste livro, destacando o papel de Lucas como apologista, evangelista, historiador e teólogo. Vários temas doutrinários e teológicos são tratados, dentre os quais a ressurreição de Jesus, o Reino de Deus, o batismo com o Espírito Santo, a vida e organização da Igreja, a contribuição financeira, a obra missionária, a inclusão dos gentios no povo de Deus,os sinais e maravilhas etc.

IV – A data e o local da composição: A data mais provável da composição do livro gira entorno de 62-63 d.C. O local da sua composição é incerto, e apesar das possibilidades sugeridas pelos eruditos de ter sido em Antioquia, Roma ou Éfeso, não se tem uma resposta inequívoca e definitiva para esta questão.

CONCLUSÃO

O livro de Atos tem um valor permanente para a igreja de todas as épocas. Lucas demonstra que a história da igreja não é uma disciplina fria e meramente acadêmica. Ele não narra os fatos para produzir meramente conhecimento, mas para transformar vidas e servir de paradigma para os seus leitores. A história da igreja em Atos é claramente percebida em diversos aspectos com a nossa história. Como já observado, Atos é um livro apologético, evangelístico, histórico, teológico e prático.

VERDADE E APLICAÇÃO PRÁTICA

O livro de Atos possui um grande valor histórico e doutrinário para a Igreja de Cristo em todas as épocas. Ele deve ser lido e praticado.

Pr. Altair Germano

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!