Os nossos subsídios buscam ampliar as questões pontuadas na lição bíblica, cooperando com superintendentes, professores e alunos no estudo, exposição e discussão em torno da mesma.

I – Termos Gregos para “Dom”

A palavra “dom” deriva dos seguintes termos gregos:

– δῶρον (dōron): usado acerca de: (a) presentes (Mt 2.11); (b) doações (Mt 15.5; Mc 7.11; Lc 21.1,4); (c) ofertas oferecidas a Deus (Mt 5.23,24; 8.4; 23.18,18; Hb 5.1; 8.3,4; 9.9; 11.4); (d) a salvação pela graça (Ef 2.8); e (e) presentes (Ap 11.10).

– δωρεὰ (dōrea): denota “presente grátis”, sempre utilizado no Novo Testamento acerca de um dom espiritual ou sobrenatural (Jo 4.10; At 2.38; 8.20; 11.17; Rm 5.15; 2 Co 9.15; Ef 3.7; 4.7; Hb 6.4 etc.).

– δώρημα (dōrēma): traduzido por “dom” em Tiago 1.17, é assim diferenciado, como a coisa dada, da palavra precedente no versículo, dosis, “o ato de dar” (dádiva).

– δόμα (doma): dá mais ênfase ao caráter concreto do “dom” do que à sua natureza beneficente (Mt 7.11; Lc 11.13; Ef 4.8; Fp 4.17).

– δόσις (dosis): denota o “ato de dar” (Fp 4.15; Tg 1.17).

– χαρίσμα (charisma): “dom da graça, dom envolvendo a graça” (charis) por parte de Deus como doador, utilizado em: (a) as suas dotações gratuitas aos pecadores (Rm 5.15,16; 6.23; 11.29); (b) as suas dotações aos crentes mediante a operação do Espírito Santo nas igrejas (Rm 12.6; 1 Co 1.7; 12.4,9,28,30,31; 1 Tm 4.14; 2 Tm 1.6; 1 Pe 4.10); (c) aquilo que é dado através da instrução humana (Rm 1.11); (d) o “dom” natural da continência, consequente à graça de Deus como Criador (1 Co 7.7); e (e) as libertações graciosas concedidas em resposta às orações dos companheiros crentes (2 Co 1.11).- μερισμός (merismos): “divisão, partilha” (derivado de meros, “parte”), traduzido em Hebreus 2.4 por “dons”, os dons do Espírito Santo.

– πνευματικῶν (pneumatikōn): este adjetivo grego aparece sozinho em 1 Coríntios 12.1 e 14.1 (literalmente coisas que procedem do Espírito), onde se acrescenta na tradução “dom”. Para Gordon Fee, quando a ênfase é dada nos textos sobre a manifestação, o “dom em si”, “as coisas do Espírito” seria a melhor tradução nos dois casos. Em 1 Coríntios 9.11 o adjetivo pneumatika é traduzido por “coisas espirituais” (ARC, NAA), ou seja, é um termo focado nas coisas relacionadas ao Espírito. Por outro lado, Thiselton compreende que a tradução “dons espirituais” se alinha melhor com o objetivo de traduzir o significado da palavra em 1 Coríntios 12.1 (tradução dinâmica), e não a palavra em si mesma (tradução literal). Kistemaker concorda que a tradução “dons espirituais” é plausível. Stanley Horton segue Thiselton e Kistemaker, e afirma que pneumatikōn (as coisas espirituais) em 1 Coríntios 12.1 se refere aos dons espirituais. Me alinho ao entendimento de Thiselton, Kistemaker e Horton sobre a tradução “dons espirituais”.

II – Definição de Dons Espiriituais

Os dons espirituais podem ser definidos como concessões graciosas e sobrenaturais, oriundos soberanamente do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que capacitam o crente regenerado para o testemunho do Evangelho, para a edificação da Igreja e para a edificação pessoal.

A Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil define os dons da seguinte maneira: “Esses dons são capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja”.

A concessão dos Dons Espirituais não está fundamentada nos méritos humanos, mas na graça de Deus (Rm 12.6; Ef 3.7; 4.7; 1 Tm 1.14; 2 Tm 1.9). É o Pai, o Filho e o Espírito que distribui os dons, a cada um, como bem quer, segundo a sua graça. A ausência dos dons do Espírito numa igreja local pode, sem dúvida alguma, afetar o seu crescimento em todos os aspectos. É através da manifestação e operação dos dons que os santos são aperfeiçoados e a igreja é edificada (1 Co 14.3-5,12,26; Ef 4.12).

III – A Classificação dos Dons Espirituais

As classificações teológicas para efeito didático acerca dos dons espirituais são imperfeitas, e não devemos dogmatizá-las. Vejamos alguns exemplos:

1. Os dons da palavra da sabedoria e palavra da ciência (ou do conhecimento) são geralmente classificados como “dons de revelação”, mas, ambos se manifestam através da fala (logos, palavra), o que os tornaria também “dons de elocução”.

2. O dom de profecia é geralmente classificado como um “dom de elocução”, mas, assim como a palavra da sabedoria e a palavra da ciência (ou do conhecimento) parte de uma revelação, o que o incluiria também como um “dom de revelação”.

3. Alguns dos chamados “dons ministeriais” de Efésios 4.11 aparecem em 1 Coríntios 12.28-30 (apóstolos, profetas e doutores/mestres) ao lado de milagres, dons de curar, variedade de línguas e interpretação de línguas sem nenhuma distinção, ou seja, são todos “dons espirituais”.

Não há indício algum, que nas listas de Romanos 12.6-8; 1 Coríntios 12.8-10; 28-30 e Efésios 4.11 Paulo tinha alguma intenção de classificação em torno dos dons espirituais.

Para fins teológicos e didáticos, é possível classificar os dons espirituais, mas tais classificações precisam ser devidamente avaliadas, pois devem ser o máximo possível coerentes com as características de cada dom.

IV – Os Dons Espirituais e o Batismo no Espírito Santo

Mesmo não sendo manifestos em toda a sua plenitude, e restrito a apenas alguas pessoas, os Dons Espirituais estiveram presentes na vida de personagens do Antigo Testamento. Ao longo do estudo deste trimestre veremos isso. Sendo assim, não se deve afirmar que “a porta de entrada” para os Dons Espirituais seja o Batismo no Espirito Santo (com excessão a variedade de línguas).

O Batismo no Espírito Santo é uma experiência de revestimento de poder e capacitação espiritual para o exercício do ministério (serviço), distinta da salvação e evidenciada pelo falar em outras línguas. Quando os discípulos receberam o batismo no Espírito Santo eles já possuíam o Espírito e eram regenerados (Jo 20.21-22; At 2.1-4; 8.12-17; 19.1-7). Na casa de Cornélio o Batismo no Espírito Santo aconteceu simultaneamente à conversão, mas distintamente da conversão (At 10.44-47).

O falar em outras línguas foi o sinal que evidenciou o batismo no Espírito Santo nos casos registrados por Lucas, e está também implícito em Atos 8.17-19, pois do recebimento do batismo foi dito: “vendo pela imposição de mãos que era dado o Espírito Santo” (v. 18).

Teólogos pentecostais divergem em torno da questão do Batismo no Espírito Santo ser a porta de entrada dos Dons Espirituais. Entre os que afirmam que desde o Antigo Testamento os Dons se manifestam (mesmo que restrito a alguns crentes) estão Antonio Gilberto, Gordon Chown, Raimundo de Oliveira e Elinaldo Renovato.

V – A Quantidade de Dons Espirituais

Não há consenso quanto a quantidade de Dons Espirituais encontrados no Novo Testamento. O certo é que não são apenas nove dons.

São vários os textos bíblicos no Novo Testamento que listam ou mencionam os Dons Espirituais:

– Rm 12.3-8: na presente passagem bíblica, e mais especificamente no versículo 6 (temos diferentes “dons”), o termo grego para “dons” é χαρίσματα (charismata).

– 1 Co 12.1: o termo grego traduzido para “dons espirituais” aqui é πνευματικῶν (pneumatikōn), que significa “algo proveniente do Espírito, a respeito do Espírito, espiritual”. O termo “dom” não consta no texto grego, e foi acrescentado em nossas traduções com base no contexto para dar sentido à frase.

– 1 Co 12.4: a “diversidade de dons” é diversidade de χαρισμάτων (charismatōn), seguindo o mesmo termo grego utilizado por Paulo em Romanos 12.6.

– 1 Co 12.28,30: os “dons” de curar aqui são χαρίσματα (charismata).

– 1 Co 12.31: os melhores (ou maiores) “dons” são também χαρίσματα (charismata). Perceba que do versículo 28 ao 30 Paulo diz que Deus pôs na igreja apóstolos, profetas, doutores, milagres, dons de curar socorros, governos e variedade de línguas, para no versículo 31 chamar tais concessões de χαρίσματα (charismata). Na lista dos charismata (dons) de 1 Coríntios 12.10, 28-30 constam alguns charismata (dons) que foram mencionados por Paulo em Romanos 12.6-8. São eles: profecia e ensinar (doutores).

– Ef 4.7-11: os “dons” dados aos homens no versículo 8 são δόματα (domata), que significa dádiva, donativo, ou seja, o mesmo significado de χαρίσματα (charismata). Os dons aqui listados são apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutrores (mestres). Apóstolos, profetas e doutores aparecem em 1 Coríntios 12.28-31 como charismata (dons).

– Hebreus 2.4: nesse texto não temos a palavra “dons”, mas são citados sinais (σημείοις, sēmeiois), prodígios (τέρασιν, terasin) e milagres (δυνάμεσιν, dynamesin) associados a distribuição do Espírito Santo, segundo a sua vontade.-

1 Pedro 4.10-11: o termo grego para “dom” aqui é χάρισμα (charisma). Pedro resume os Dons Espirituais em duas categorias “se alguém fala” e “se alguém serve”.

Se listarmos os Dons mencionados nas passagem bíblicas citadas acima, encontraremos pelo menos vinte e dois.

Todos os Dons são espirituais, pois a origem é espiritual. Todos os dons são ministeriais, pois o propósito maior é o serviço (diaconia, ministério) ao próximo.

Como já dissemos, as classificações teológicas dos Dons Espirituais são imperfeitas, e precisam ser usadas didaticamente com cuidado.

Referências

CHOWN, Gordon. Os dons do Espírito Santo. São Paulo: Editora Vida, 2002.

Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: 2017.

GERMANO, Altair. Dons Espirituais. Cuiabá: Palavra Fiel, 2021.

GILBERTO, Antonio. Lições Bíblicas: 1 Coríntios: os problemas da Igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2º trimestre de 2009.

OLIVEIRA, Raimundo F. de. A doutrina pentecostal hoje. Rio de Janeiro: CPAD, 1986.

RENOVATO, Elinaldo. Dons espirituais e ministeriais: Lições Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD, 2º trimestre de 2021.

VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR., William. Dicionário Vine: o significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 2. ed. Tradução de Luis Aron de Macedo. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

OBS: DURANTE O PRESENTE TRIMESTRE ESTAREI TODAS AS TERÇAS, ÀS 21H00, EM MEU CANAL NO YOUTUBE, TRAZENDO O ESTUDO SOBRE A LIÇÃO BÍBLICA DA SEMANA.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!