O Novo Testamento Grego das Sociedades Bíblicas Unidas reproduz no evangelho de Mateus 1.7,8,10 erros presentes Códices Sinaítico e Vaticano, pois Coloca Asafe (2% dos MSS) na genealogia de Jesus em lugar de Asa (98% dos MSS). Coloca Amós (2% dos MSS) na genealogia de Jesus em lugar de Amon/Ammon (98% dos MSS). A NAA e as demais versões modernas escondem esses erros na tradução.

A justificativa que os editores de O Novo Testamento Grego (SBU/SBB) deram para manter os erros em Mateus 1.7,8,10 foi que: “[…] já que o evangelista pode ter derivado material para a genealogia, não diretamente do AT, mas das subsequentes listas genealógicas, onde ocorria a soletragem errada, a comissão não viu razão para adotar o que parece ser uma emenda escribal” (METZGER, Bruce M. Un comentário textual al Nuevo Testamento griego. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft/German Bible Society, 2006, p. 1,2), ou seja, o evangelista Mateus, segundo os editores, pode ter cometido erros nesses versículos, e por estarem supostamente presentes no texto original (e nos Códices Sinaítico e Vaticano), eles decidiram mantê-los.

Para esses editores, alguns copistas corrigiram esses supostos erros de Mateus em algumas cópias (emenda escribal).

Comentando sem rodeios a questão, Roger L. Omanson afirma que os tradutores que seguem o princípio de consistência entre o Antigo e o Novo Testamento colocarão no texto da língua receptora (em nosso caso a língua portuguesa) o nome de “Asa”, mesmo que aceitem como original o texto (com o erro) que traz o nome de Asafe (Variantes Textuais do NovoTestamento, p. 1, SBB).

Essa é a “qualidade” e os pressupostos liberais que norteiam o corrompido texto grego do Novo Testamento (SBU/SBB), que serve de base para as traduções das versões bíblicas modernas, que omitem milhares de palavras e reproduzem alguns desses erros grotescos.

Onde fica a doutrina da inspiração e inerrância das Escrituras?

Prefira as versões bíblicas tradicionais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!