Vamos direto aos textos bíblicos onde os dons espirituais são mencionados:-

Rm 12.3-8: Na presente passagem bíblica, e mais especificamente no versículo 6 (temos diferentes “dons”), o termo grego para “dons” é χαρίσματα (charismata).

– 1 Co 12.1: O termo grego taduzido para “dons espirituais aqui é πνευματικῶν (pneumatikōn), que significa “algo proveniente do Espírito. a respeito do Espírito, espiritual”. O termo “dom” não consta no texto grego, e foi acrescentado em nossas traduções com base no contexto para dar sentido a frase.

– 1 Co 12.4: A “diversidade de dons” é diversidade de χαρισμάτων (charismatōn), seguindo o mesmo termo grego utilizado por Paulo em Romanos 12.6.

– 1 Co 12.28,30: Os “dons” de curar aqui são χαρίσματα (charismata).

– 1 Co 12.31: Os melhores (ou maiores) “dons” são também χαρίσματα (charismata). Perceba que do versículo 28 ao 30 Paulo diz que Deus pôs na igeja apóstolos, profetas, doutores, milagres, dons de curar socorros, governos e variedade de línguas, para no versículo 31 chamar tais concessões de χαρίσματα (charismata). Na lista de charismata (dons) de 1 Coríntioss 12.10, 28-30 constam alguns charismata (dons) que foram mencionados por Paulo em Romanos 12.6-8:. São eles: profecia e ensinar (doutores).

– Ef 4.7-11: Os “dons” dados aos homens no versículo 8 são δόματα (domata), que siginifica dádiva,donativo, ou seja, o mesmo significado de χαρίσματα (charismata). Os dons aqui listados são apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutrores (mestres). Profetas e doutores aparecem em 1 Coríntios 12.28-31 como charismata (dons).Ao analisar as três listas (incluindo 1 Coríntios 12.8-10) temos os seguintes charismata/domata: profecia, ministério, ensinar (doutores), exortar, repatir, presidir, misericórida, palavra de sabedoria, palavra da ciência (ou conhecimento), fé, dons de curar, operação de maravilhas,discernir os espíritos, variedade de línguas, interpretação de línguas, apóstolos, profetas, milagres, socorros, governos, evangelistas e pastores.

Todos são χαρίσματα (charismata) ou δόματα (domata), dádivas graciosas do Pai (Rm 12.3, 1 Co 12.6,18,28), do Filho (Ef 4.7-11) e do Espírito Santo (1 Co 12.4,8,11).

Todos são dons espirituais, pois quem concede, o meio de concessão e forma de manifestação são espirituais.

Mesmo que criemos as nossas classificações didáticas de dons espirituais, ministeriais, de estabelecimento, de edificação e outras, é preciso entender que todos os dons são espirituais e todos os dons são ministeriais, pois os dons são concedidos espiritualmente para servirmos (ministrarmos), com o propósito de promover edificação à igreja (e pessoal no caso do falar em línguas consigo mesmo e com Deus) e cooperar na pregação do Evangelho.

Não temos apenas nove dons espirituais operando na igreja. Nas listas aqui citadas encontramos pelo menos vinte e dois.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!