No ano passado foi celebrado o Centenário da Harpa Cristã (1922-2022), mas muitos irmãos assembleianos desconhecem as origens históricas de seus hinos.
Apesar de algumas divergências doutrinárias com outras denominações cristãs evangélicas, o hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil (Harpa Cristã) é composto por vários hinos cujo os compositores (letra e/ou música) foram membros dessas denominações, onde dentre as quais daremos destaque aos metodistas, presbiterianos e batistas.
A relação de hinos que segue abaixo (identificados pelos seu número na Harpa Cristã) contém apenas alguns exemplos. Uma pesquisa mais exaustiva com certeza identificará outros:
– Compositores Metodistas: 9, 24, 28, 33, 42, 48, 55, 61, 67, 68, 76, 84, 98, 100, 107, 113, 119, 125, 127, 129, 131, 173, 184, 185, 222, 224, 235, 242, 258, 265, 282, 283, 291, 300, 311, 343, 360, 372, 378, 402, 410, 416, 425, 427, 432, 433, 535, 564.
– Compositores Presbiterianos: 27, 39, 58, 118, 121, 277, 289, 318, 370, 378, 521, 552, 568, 577.
– Compositores Batistas: 4, 18, 83, 141, 154, 191, 304, 499, 526, 531, 578, 634.
Como é possível constatar, sempre houve espaço nas Assembleias de Deus no Brasil para músicas e letras de outras tradições cristãs cuja a doutrina não se afasta das questões centrais à fé cristã (ortodoxas), e desde que tais composições estivessem alinhadas com a doutrina assembleiana.
O advento das comunidades cristãs na década de 1980, com os seus grupos e cânticos de louvor e adoração (worship), fez com que um outro estilo musical fosse incorporado nas Assembleias de Deus no Brasil (além dos diversos estilos regionais), e isso sem a necessidade de abandonar o clássico e tradicional hinário pentecostal.
O antigo e o novo podem, e devem conviver pacificamente e harmoniosamente. Um estilo musical não descarta ou substitui o outro, antes, se completam.
Fonte de pesquisa: DANIEL, Silas. História dos hinos que amamos. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
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